10 versões da Ducati Monster que ajudaram a escrever a trajetória do modelo
Confira 10 versões da Ducati Monster que marcaram a história do modelo.
Apresentada pela primeira vez em 1992 no Intermot, o Salão de Colônia (Alemanha), o simples protótipo da Monster impressionou de imediato a todos no segmento, e impulsionou a produção de muitos modelos posteriores de sucesso.
Confira 10 versões da Ducati Monster que ajudaram a escrever a trajetória do modelo e conheça um pouco sobre cada versão que fez parte da trajetória dessa verdadeira revolução sobre rodas:
1. M900
A primogênita das versões da Ducati Monster, essa naked foi pensada para cumprir o papel de iniciar um legado e, ao mesmo tempo, ser fácil de pilotar. Com uma inspiração Hollywoodiana e alguns componentes de superbikes – como o quadro treliçado e o motor bicilíndrico Pompone de 904 cm³ – essa Monster, criada logo no início da década de 90, entrou para a história e é motivo de inspiração e admiração até hoje.
2. M600
Entre a versões da Ducati Monster, esta é a mais acessível. A M600 veio para facilitar a vida de quem até amava, mas não dava conta de pilotar uma M900. Trazia o L-Twin da Ducati, mas seu design era um pouco menos robusto, tendo 53 cv de potência máxima e 583 cm³ de capacidade.
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3. S4
Em 2001, a mudança de milênio pedia por um coração mais forte. Na S4, a proposta dos modelos naked anteriores foi mantida, mas seu motor foi transformado, e passou a contar com propulsor de 916 cm³ e arrefecimento líquido.
4. 696
Dentre as versões da Ducati Monster, esta foi o resultado da intenção de voltar às origens. Lançada em 2008, a 696 conta com o Desmodue, um propulsor de 696 cm³ arrefecido a ar, que possui até 80 cv de potência. Com a reestilização, este modelo foi líder de vendas do ano, ultrapassando a marca de 10 mil unidades.
5. Linha 1100
Em 2009 foi a vez dos modelos de altas cilindradas. Nessa categoria surgiu a Monster 1100, que ficou famosa pelo visual causado por estar equipada com monobraço traseiro, além de 90cv de potência, motor de 1078 cm³ e ter uma versão S com suspensões Öhlins.
6. 1100 EVO
A Ducati Monster 1100 EVO faz jus ao próprio nome. Foi desenvolvida em parceria com a marca Diesel, em 2012, contando com dois escapes reposicionados para o lado direito da moto, até 95 cv no motor, controle de tração e freios ABS, esta evolução da linha 1100 ficou ainda mais conhecida em sua versão verde, ao participar da série Arrow, no papel de veículo do Arqueiro Verde.
7. 796
Em 2013, a Ducati surpreendeu ao montar, pela primeira vez em solo brasileiro, um de seus modelos médios. Considerada a primeira Monster Nacional, a 796 trouxe um propulsor de 803 cm³, possuía 87 cv de potência máxima e freios ABS como item de série.
8. 821
Considerada a evolução da 796, a Monster 821 trazia todas as vantagens de modernidade e tecnologia que já eram marca registrada da Ducati: com 821 cm³ do Testastretta 11° e manteve o arrefecimento líquido. A versão europeia mais recente conta com painel colorido, 109 cv, controle de tração com oito opções de ajuste, e parece valorizar surpreendentemente o número três, pois este é o exato número de modos de pilotagem e níveis de entrega de potência, além de ser o número de posições nos freios ABS.
9. 797
Em novembro de 2017, ganhando o devido glamour no Salão Duas Rodas, foi lançada no Brasil a mais recente dentre as Monsters, a 797. Pensado para substituir a Monster 821, o modelo conta com freios ABS, 75 cv de potência a 8.250 rpm, e o motor Desmodue de 803 cm³ é arrefecido a ar. Uma naked tradicional, que caracteriza praticamente uma volta às origens, mas que não abre mão da beleza e bom gosto que os modelos Ducati sempre tiveram, durante toda sua trajetória de sucesso.
10. Linha 1200
Mantendo o que há de melhor na tradição e ajustando-se à modernidade, a linha 1200 veio com um layout mais arredondado e mais esportivo. Conservou o monobraço traseiro e o escape duplo lateral, mas inovou ao incorporar três modos de pilotagem, acelerador eletrônico (ride-by-wire), controle de wheelie e tração. A potência agora é de 150 cv e está disponível nas versões S e Standard, havendo ainda uma versão italiana de 160 cv, sem dúvidas a mais potente da categoria.
E para você, ducatista, qual das versões da Ducati Monster é a mais emblemática? Já pilotou algum desses modelos? Compartilhe conosco deixando seu comentário!
Faltou a S2…..
Bom dia! Não sei se pela surpresa na época, mas nada se compara à M900. Ainda é a mais bonita! Se eu achar uma por aí, disponível, abraço na hora! Depois dela, a 696, acho que pela semelhança! Todas são um show, mas essas duas são imbatíveis!
Paga 50 mil nela? Ano 95, perfeito estado.
Estou procurando uma 695, que nem tá nessa lista!
eu amei a 1200.