Cuidados com sua Ducati ao pilotar em pista molhada

Confira os cuidados a serem tomados com a sua Ducati em pista molhada.

Quem gosta de pegar a estrada de moto sabe que pilotar na chuva pode ter seus riscos. No fundo, esse receio tem fundamento e até certa utilidade, pois é ele que faz com que a cautela seja redobrada em condições um pouco mais complicadas.

Nessas circunstâncias – assim como em todos os outros momentos de adversidades no trajeto – o mais importante ainda é ter em mente que, com o devido conhecimento e tomando certos cuidados, é possível circular por muitos lugares, faça chuva ou faça sol.

 

Não importa a quantidade de água

Um ponto relevante em dias de pista molhada é que não interessa quanta chuva caia ou mesmo a quantidade de água que se acumule sobre a pista. A atenção do piloto deve estar voltada aos perigos que a chuva acaba mascarando, como, por exemplo, a presença de óleo ou detritos, acúmulo de poeira ou qualquer outro tipo de sujeira.

Normalmente, os sulcos dos pneus são preparados para cuidar do problema de água em excesso na pista. Além disso, em alguns casos, a borracha consegue absorver parte da umidade, mas nada disso ocorre quando o assunto é sujeira, que pode, inclusive, atrapalhar esse escoamento natural do pneu.

 

Perigo de pilotar na chuva mansa

O fato é que a chuva mais perigosa não é necessariamente a mais forte, pois, via de regra, esta é, inclusive, capaz de lavar a pista.

Na realidade, o perigo se instala quando a chuva é mansa, a famosa garoa, típica de alguns lugares aqui no Brasil. Esse tipo de chuva não é capaz de remover os detritos de cima da pista, além de fazer com que o asfalto fique mais escorregadio, dificultando a boa aderência dos pneus ao solo.

Há ainda o problema de que alguns pilotos, ao notarem que a chuva não está forte, não se intimidam e acreditam que nem mesmo necessitam reduzir a velocidade.

Por incrível que pareça, esse é um erro mais comum do que deveria, pois é infinitamente menos perigoso trafegar em uma pista lavada pela chuva forte (que coloca todos os detritos à margem da via) do que em um asfalto sujo, por conta de uma chuva fraca, capaz unicamente de umedecer a sujeira, mantendo-a na pista.

Mas é preciso lembrar que pista com chuva – seja ela forte ou fraca – não é o mesmo que pista seca. Portanto, é imprescindível que, independentemente do volume ou intensidade de chuva, o piloto se utilize das corretas técnicas de pilotagem, adequando-as ao momento e ao tipo de pista em que estiver.

 

Atenção aos tipos de pneus

Também é importante destacar que, embora haja no mercado muitos modelos para os mais variados tipos de motocicletas, cada desenho do pneu possui uma funcionalidade específica: os pneus que não possuem sulcos, por exemplo, são mais indicados para a pista seca, dada a sua maior capacidade de adesão ao solo, ampliando a performance em competições esportivas realizadas em asfalto.

Logo, quem não se encaixa nessa categoria de “piloto de competição”, deve optar por pneus mistos, que são adequados tanto para momentos de pista seca quanto molhada. Leia também o artigo Pneu de moto: 5 cuidados necessários para garantir sua segurança e de sua Ducati.

 

Mesma marca e modelo

E vale sempre lembrar a respeito da importância de utilização de ambos os pneus da mesma marca e modelo, pois as funcionalidades dos sulcos do pneu traseiro são complementares às do dianteiro, especialmente em relação ao escoamento de água.

Além disso, como os pneus não sofrem desgaste de maneira igual, a capacidade de retirada da água pode ser afetada pela diferença de profundidade dos sulcos.

 

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Sulcos e composição dos pneus

Os sulcos dos pneus – bem como a borracha de que são compostos – também variam conforme o tipo de moto.

 

Modelos trail

Utilizam pneus de sulcos largos e profundos, com a finalidade de escoar a água da frente dos pneus, possibilitando firmar a moto em caso de trafegar por terrenos com terra ou lama. Assim, não se trata precisamente de pneus adequados para velocidade, e sim para estradas de terra e alguns tipos de asfalto.

 

Modelos custom

Para motos custom, como as Ducati Diavel e XDiavel, os pneus são compostos de borrachas mais duras. Os sulcos são especificamente desenhados para escoar somente a água e, portanto, não favorecem grandes velocidades nem a pilotagem em estradas de terra.

Por serem de formato menos arredondado que os demais, o piloto precisará ter mais cuidado, pois esse tipo de pneu tem maior probabilidade de ocorrência de aquaplanagem, ou seja, a possibilidade de flutuação (ou derrapagem) dos pneus sobre uma camada de água que se instala sobre o asfalto, quando os sulcos não dão conta de retirar a água ao passar.

 

Motos de maior velocidade

No caso de motos street, naked, sport e sport-turing, onde se encaixam as Ducati Streetfighter V4 S, Panigale e Monster – que possuem perfis de maior velocidade – os pneus são dotados de sulcos mais apropriados para retirada da água, ao mesmo tempo em que conseguem manter ou até aumentar a velocidade durante as retas e as curvas.

Apesar disso, por conta da borracha desses pneus ser mais mole, demandam um cuidado um pouco maior nas inclinações em curvas mais acentuadas, por risco de derrapagem mais facilmente.

 

Motos superesportivas

Mesmo as superesportivas, como a Supersport S, cujas tecnologias de borracha são de nível excepcional, que aquecem rapidamente e absorvem adequadamente a umidade – por conta da presença de sílica na maioria dos pneus desse tipo – têm seus momentos de dificuldade em dias de chuva, pois ainda que a temperatura dos pneus influencie na aderência em caso de pista seca, essa regra não se aplica em definitivo a pistas molhadas.

A propósito, em se tratando de superesportivas, é bom ter um cuidado extra e todo especial ao trafegar em pista molhada, pois os pneus desse tipo de motocicleta são feitos visando atingir maior velocidade e, por isso, são tão lisos quanto possível.

 

Cautela redobrada ao pilotar em pista molhada

E como cuidado nunca é demais, fica o reforço à recomendação: independentemente do tipo de moto ou pneu que se use, esteja chovendo com intensidade forte ou fraca, ao pilotar na chuva, faça sempre com toda a técnica e perícia possível, afinal, o que está em jogo é a sua vida, além da segurança das pessoas e de sua Ducati.

Quer saber mais ou tem alguma dica de cuidado ao pilotar uma Ducati em pista molhada? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outros motociclistas!

 

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