Pilotagem off road: como garantir segurança e eficiência em aceleração e frenagem

A diferença entre a pilotagem on road  e off road está no terreno. No asfalto, o piloto tem muito grip, pois o pneu gruda no solo, o que nos permite acelerar e frear bruscamente.

Entretanto, na terra é diferente. Devido à falta do grip, a moto escorrega muito mais, fato que influencia na pilotagem off road, principalmente na aceleração e na frenagem.

Pensando nisso, abordamos neste artigo técnicas importantes relacionadas a esses dois conceitos, para garantir a segurança e a eficiência na pilotagem de sua Ducati. Confira! 

 

Artigos Relacionados

 

Técnica de pilotagem off road na aceleração

Na terra, é imprescindível que a aceleração seja progressiva e suave.

Seja com o piloto sentado ou em pé em sua moto, durante a aceleração ele deve, naturalmente, deslocar seu corpo para frente.

Se estiver sentado, pode apenas inclinar um pouco o corpo para frente. Se estiver em pé, na chamada posição de ataque, ele deve se deslocar para frente, sempre mantendo a aceleração constante ou progressiva, nunca brusca.

aceleração - Pilotagem off road: como garantir segurança e eficiência em aceleração e frenagem

Na terra, é imprescindível que a aceleração seja progressiva e suave.

Frenagem

O mesmo vale para a frenagem. O essencial é sempre tentar fazer uma frenagem controlada e progressiva.

Uma dica importante para realizar uma frenagem eficiente é se posicionar para trás,jogando o corpo em direção à traseira da motocicleta.

Se o piloto estiver sentado, pode se levantar e jogar o corpo para trás, praticamente esticar seus braços e, até mesmo, sentar-se no banco traseiro.

Ao realizar essa ação, será possível perceber a diferença na pilotagem e como isso torna a frenagem muito mais eficiente e segura.

E você, ducatista, tem alguma outra dica ou técnica de pilotagem off road que garanta segurança e eficiência na aceleração e frenagem? Compartilhe com a gente deixando seu comentário! Você poderá ajudar outros motociclistas.

Assine nossa newsletter

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Compartilhar: