Pilotagem de big trail: Confira 3 dicas para terrenos irregulares

Em se tratando de pilotagem de big trail, ao adentrar terrenos irregulares, com rípio, areia, um pouco de barro, ou qualquer trecho em que o solo está solto, é fundamental que o piloto saiba como manter o controle de sua motocicleta.

Para auxiliar nessa tarefa, neste artigo, você, ducatista, vai conferir três dicas importantes de como pilotar sua Ducati big trail em terrenos irregulares, garantindo sua segurança e a eficiência na pilotagem. 

 

3 dicas de pilotagem de big trail em terrenos irregulares

1. Pilotar em pé

A partir do momento em que o piloto fica em pé, passa a ter mais controle sobre a moto. E, ao ficar em pé, é fundamental  manter o olhar fixo no horizonte, na direção para onde quer seguir. Leia também Direcionamento do olhar: entenda como isso pode interferir em sua pilotagem.

 

2. Posição do corpo

A segunda dica em terrenos irregulares é não ficar tenso, mantendo os braços sempre relaxados, com o corpo levemente encostado na moto.

As pernas não devem fazer muita pressão, mas também não devem ficar abertas. O meio-termo é fundamental. Leia também Dicas de posição e pilotagem de big trail: segurança e conforto off road.

 

3. Aceleração

Esta é a principal dica de pilotagem big trail ao percorrer um terreno irregular: manter uma aceleração constante.

É essencial que o piloto tenha muita sensibilidade para mantê-la, pois é a aceleração da roda traseira que manterá a moto em pé.

Dessa forma, o piloto pode deixar a frente solta e a moto pode balançar, mas enquanto se mantém uma aceleração constante, ela vai manter o seu caminho. Leia também Pilotagem off road: como garantir segurança e eficiência em aceleração e frenagem.

 

Artigos Relacionados

 

Recapitulando as dicas

Para garantir a segurança e a eficiência em terrenos irregulares, o piloto deve, portanto, ficar em pé, olhar para o horizonte, manter os braços relaxados e a sua Ducati em aceleração constante.

Esse é o posicionamento para atravessar trechos de areia, com um pouco de barro e até rios com pedras soltas. Ao seguir essas três dicas, é possível superar os obstáculos com segurança.

E você, ducatista, tem alguma outra dica ou técnica de pilotagem de big trail, que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário! Você poderá ajudar outros motociclistas.

Assine nossa newsletter

0 0 votos
Classificação do artigo
Compartilhar: