Pilotagem de big trail: Confira 3 dicas para terrenos irregulares
Em se tratando de pilotagem de big trail, ao adentrar terrenos irregulares, com rípio, areia, um pouco de barro, ou qualquer trecho em que o solo está solto, é fundamental que o piloto saiba como manter o controle de sua motocicleta.
Para auxiliar nessa tarefa, neste artigo, você, ducatista, vai conferir três dicas importantes de como pilotar sua Ducati big trail em terrenos irregulares, garantindo sua segurança e a eficiência na pilotagem.
3 dicas de pilotagem de big trail em terrenos irregulares
1. Pilotar em pé
A partir do momento em que o piloto fica em pé, passa a ter mais controle sobre a moto. E, ao ficar em pé, é fundamental manter o olhar fixo no horizonte, na direção para onde quer seguir. Leia também Direcionamento do olhar: entenda como isso pode interferir em sua pilotagem.
2. Posição do corpo
A segunda dica em terrenos irregulares é não ficar tenso, mantendo os braços sempre relaxados, com o corpo levemente encostado na moto.
As pernas não devem fazer muita pressão, mas também não devem ficar abertas. O meio-termo é fundamental. Leia também Dicas de posição e pilotagem de big trail: segurança e conforto off road.
3. Aceleração
Esta é a principal dica de pilotagem big trail ao percorrer um terreno irregular: manter uma aceleração constante.
É essencial que o piloto tenha muita sensibilidade para mantê-la, pois é a aceleração da roda traseira que manterá a moto em pé.
Dessa forma, o piloto pode deixar a frente solta e a moto pode balançar, mas enquanto se mantém uma aceleração constante, ela vai manter o seu caminho. Leia também Pilotagem off road: como garantir segurança e eficiência em aceleração e frenagem.
Artigos Relacionados
- Dica de pilotagem Ducati: como fazer curvas com moto big trail na terra
- Capacete de moto: como escolher o modelo ideal para pilotar sua Ducati
Recapitulando as dicas
Para garantir a segurança e a eficiência em terrenos irregulares, o piloto deve, portanto, ficar em pé, olhar para o horizonte, manter os braços relaxados e a sua Ducati em aceleração constante.
Esse é o posicionamento para atravessar trechos de areia, com um pouco de barro e até rios com pedras soltas. Ao seguir essas três dicas, é possível superar os obstáculos com segurança.
E você, ducatista, tem alguma outra dica ou técnica de pilotagem de big trail, que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário! Você poderá ajudar outros motociclistas.