8 Curiosidades sobre a Ducati
Se você é fã de potência e velocidade em duas rodas, certamente, sabe que esses atributos são sinônimo de Ducati.
Uma das fábricas de motos mais conhecidas mundialmente, a marca da montadora italiana é muito famosa pela produção de motos poderosas que agradam tanto pelo desempenho nas ruas, como pelo seu envolvimento no esporte a motor.
Este é o mês de aniversário da Ducati. A companhia foi fundada em 4 de julho de 1926, em Bolonha, na Itália). E para celebrar seus 94 anos de existência, selecionamos 8 curiosidades sobre a Ducati. Veja a seguir.
1. No início, a Ducati não fabricava motocicletas
Esta é uma das curiosidades sobre a Ducati que pouquíssimas pessoas sabem, mas a companhia, na realidade, não começou fabricando motocicletas.
A Ducati surgiu como uma empresa familiar, em 1926, através de Cavalieri Ducati que, juntamente com seus três filhos, fundou a Societa Scientifica Radio Brevetti Ducati, na Bolonha.
No início, fabricavam aspiradores de pó, condensadores e diversos componentes de rádio. Foi somente em meados da década de 50 que a empresa começou a se dedicar ao mercado de motocicletas.
2. Grande parte da fábrica foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra Mundial, a fábrica se tornou alvo de bombardeios aéreos e grande parte de sua estrutura foi destruída.
Contudo, a empresa se reergueu de maneira impressionante e conseguiu fazer com que toda as suas operações voltassem ao normal. Logo depois disso, passou a investir na produção de seu primeiro motor, mudando os rumos de suas fabricações.
3. O primeiro produto da divisão de motocicletas foi um motor para bicicleta
Como foi dito, a empresa começou com a fabricação de outros produtos, e o seu primeiro motor foi produzido para bicicletas.
Chamado “Cucciolo” esse motor podia ser comprado e instalado nas bicicletas pelos próprios compradores.
Ainda que não fosse um produto para amantes de motocicletas, fez grande sucesso. Logo após o seu lançamento mais de 200.000 exemplares de Cucciolo foram vendidos.
4. As motos Ducati vendidas no Japão são mais silenciosas
A Ducati é famosa por seu rugido imponente e modelos potentes, mas as motos fabricadas para o mercado japonês são bem mais silenciosas que as convencionais.
Isso ocorre porque no Japão as motos são obrigadas a cumprir algumas regras e regulamentações, sendo necessário equipá-las com um sistema de escape bem diferente das motos convencionais.
Desse modo, a Ducati precisou fazer alterações para conseguir entrar no mercado do país asiático.
5. A montagem das motos é totalmente manual
Uma das curiosidades sobre a Ducati é que, ao contrário de outras fabricantes de motocicletas e automóveis que contam com a linha de montagem automatizada, as motos Ducati são cuidadosamente feitas à mão. Esse é um dos motivos pelos quais os preços são elevados.
Suas motos são fabricadas manualmente por funcionários altamente qualificados e a linha de montagem possui trabalhadores responsáveis pela supervisão e verificação de cada etapa.
Entretanto, o processo manual não altera a velocidade de produção, pois a companhia consegue produzir uma moto nova a cada 88 minutos, um bom tempo para uma atividade tão complexa.
6. A logomarca sofreu mudanças ao longo dos anos
A logomarca passou por muitas alterações ao longo dos anos, isso se deve, em partes, também às mudanças dos produtos fabricados.
No começo, a logomarca era bem simples, um círculo branco com delineado preto apresentava o nome da empresa original sobreposto por um relâmpago e dois “S”.
Depois de fundada a subdivisão de motocicletas, a empresa começou a usar a famosa logomarca de duas asas douradas cobrindo a letra “D” em uma coroa de louros, junto com a frase “Ducati Meccanica Bologna”.
Mas, em 1967 houve uma nova mudança, a logomarca foi simplificada, com a introdução do símbolo da famosa asa decodificadora.
Usado desde 2009, o logotipo atual é caracterizado por um escudo vermelho com traçado branco à sua volta, com a palavra Ducati escrita acima da representação de uma sinuosa estrada.
7. Existem notas de “Ducati”
A cidade de Castellino del Biferno, no sul da Itália, criou notas de “Ducati”.
O intuito é ajudar as pessoas a enfrentarem a crise e contribuir para o comércio local durante a pandemia. Para essa moeda própria, uma nota de 20 “Ducati” equivale a 20 Euros.
As notas foram distribuídas para moradores carentes, que podem utilizá-las nos comércios da região e os comerciantes podem trocar as notas “Ducati” por euros na prefeitura a cada 15 dias.
O nome, na realidade faz referência às terras que pertenciam aos duques (ducados) e não diretamente a marca de motos.
Além disso, as notas foram impressas por uma gráfica da região e pensando em evitar a disseminação do vírus estas são laminadas com plástico e, desse modo, podem ser higienizadas.
8. Ducati Campinas
Julho também é o mês de aniversário da Ducati Campinas, concessionária que mais vende no Brasil desde 2013.
A unidade brasileira está entre as mais importantes e de maior potencial no mundo, por isso representa um dos motivos pelos quais a marca demonstra o tamanho da confiança que tem no Brasil.
E você, ducatista, já conhecia todas essas curiosidades sobre a Ducati? Sabe de mais alguma que não foi citada neste artigo? Deixe seu comentário e compartilhe-a conosco. Será uma satisfação para nós!
BOM DIA!
Uma curiosidade que os fãs de Ducati deveriam saber é porque o nome panigale.
R= O nome Panigale em algumas motos vem devido a fábrica se situar na cidade de Borgo Panigale em Bologna.
Ouço falar muito nessa Ducati aí de Campinas. Há Concessionárias da Ducati em outros Estados/cidades no Brasil? Ou só em São Paulo mesmo ?
Olá Paulo, existe mais concessionárias Ducati no Brasil.. em Mato Grosso e no Rio de Janeiro são algumas delas.