Categorias de motos e suas principais características

 

Nem só de cilindradas vivem as motos!

Assim como os carros, as motocicletas também são divididas em categorias e, ao contrário do que muitos pensam, essa divisão não passa apenas pela definição de potência ou quantas cilindradas a moto possui, mas pelas características especificas de cada modelo.

O que define a categoria de uma motocicleta são os detalhes que a tornam especial, adequada para determinado perfil de trajeto ou pilotagem. Se você é um apaixonado pela beleza, economia e liberdade sobre duas rodas, vai amar este artigo que preparamos para explicar, com detalhes, as categorias de motos existentes e as principais características de cada uma delas.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave – entidade que representa a distribuição de veículos no Brasil), as motocicletas são divididas nas seguintes categorias:

 

1-Street (ou City) 

Esta é a categoria que alguns classificariam como o “estilo padrão brasileiro”, pois – como o próprio nome diz – são indicadas para a circulação nas cidades. Feitas no padrão on road, apresentam posição de pilotagem sentada, lugar para garupa, poucos acessórios e motores entre 125 e 500 cilindradas (sendo as mais comuns entre 125 e 250cc), com velocidades máximas entre 110 e 160 km/h. São as queridinhas da maior parte dos brasileiros, geralmente por terem preços mais acessíveis e serem mais fáceis de pilotar. A Ducati Monster integra a categoria Street.

Ducati Monster - Categorias de motos e suas principais características

A Ducati Monster integra a categoria Street.

 

2- Custom 

Também no padrão on road e com design voltado ao conforto, as custom se diferenciam principalmente por serem imponentes, mais personalizadas e por fazerem parte da imaginação popular de “moto ideal”, graças aos muitos filmes, músicas e fotos famosas que as utilizaram. Essa divulgação extra se deve ao fato de que as custom são ideais para quem curte pegar a estrada: geralmente têm em torno de 500 a 1200 cilindradas e possuem um banco mais baixo, com apoio para garupa e garfos dianteiros longos, com manoplas elevadas, que permitem uma posição de pilotagem mais confortável em longas distâncias. Na categoria Custom, a Ducati tem os modelos Diavel e XDiavel.

Pela customização, essa categoria acaba se subdividindo em outras, como:

Bobber

Uma versão para competições, surgiu no final da Segunda Guerra Mundial. Nessa subcategoria, os para-lamas, luzes indicadoras (setas) e equipamentos de proteção são dispensados, fazendo com que a moto fique mais leve.

Chopper

Mais populares nos anos 60, se destacavam pelo visual despojado e agressivo, com um garfo dianteiro de tamanho completamente exagerado.

Cafe Racers

Vindas das “corridas entre os cafés” (estabelecimentos comerciais) que os jovens da década de 60 costumavam frequentar, são voltadas a uma pilotagem mais veloz, com guidões baixos e pedaleiras recuadas, o que originou a ideia das atuais superesportivas.

Scrambler

Aliam conforto e manuseio, pois são modelos adaptados para uso em trilhas, com pneus adequados para terra ou terreno pedregoso, escapamento mais alto e guidão mais largo, com uma barra na parte superior.

 

Na categoria Custom, a Ducati tem os modelos Diavel e XDiavel.

 

3- Trail 

Como o próprio nome diz, as trail são preparadas para encarar trilhas, sejam elas leves ou pesadas. Porém, o diferencial desta categoria é que ela tem um padrão conhecido como on-off road, ou seja, servem tanto para o dia a dia urbano, quanto para pegar a estrada ou encarar esportes.

As trail são mais leves, têm assento, suspensão e guidão bem elevados, além de carenagens que favorecem o desenvolvimento da velocidade. Uma das categorias com maiores opções de diferenciação de motores, possui alta maleabilidade, pois os acessórios e manoplas mais altos favorecem o uso no trânsito das grandes cidades, por ficarem acima do nível dos retrovisores dos carros. A altura também favorece as trilhas, pois possibilita ao piloto superar terrenos acidentados, (ficando em pé nas pedaleiras).

As poucas desvantagens dessa categoria parecem ser os preços, delas e dos seguros – o que acaba, consequentemente, deixando-as muito visadas para roubos e furtos, até mesmo por serem mais tecnológicas, e aliarem conforto e o desempenho das esportivas.

 

4- Maxitrail 

As maxitrails ou bigtrails, como o próprio nome já descreve, são “versões maiores” das trails: possuem mais potência, maior número de cilindradas e melhor performance. A vantagem é que são mais versáteis e transpõem com mais facilidade percursos acidentados, até mesmo os mais longos.

 

5- Naked (moto sem carenagens) 

O nome “naked” (“pelado”, em inglês) não é acidental. Totalmente “pelada”, ou seja, desprovida de carenagens, esta categoria já foi classificada como a melhor para uso diário urbano, pela presença de motores de cilindrada média, que proporcionam maior leveza e praticidade (e consequentemente velocidade) em vias urbanas ou asfaltadas. A ausência de carenagens, apesar de favorecer o desempenho veloz, também acaba deixando o piloto desprotegido totalmente da força dos ventos em alta velocidade, o que pode ser considerado, de certa forma, uma desvantagem.

As naked também se dividem em subcategorias:

Roadster

Mais potentes, com mais cilindradas que o padrão, com foco em maleabilidade e velocidade. Por isso, algumas dessa categoria fogem um pouco do padrão ao possuir uma ligeira proteção contra a ação do vento, uma vantagem nos longos trajetos (road).

Streetfighter

Menores que as roadsters, de estilo agressivo, destinadas às ruas (streets) das cidades. Eram usadas e adaptadas inicialmente para as tradicionais disputas de racha nas cidades (daí o nome, pois a corrida parecia uma “briga de rua” sobre rodas).

 

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6- Scooter 

Esta categoria é exclusiva do asfalto: munida de câmbio automático, escudo frontal de proteção das correntes de vento e baixas cilindradas (geralmente entre 50 a 150). O piloto que escolhe uma scooter pilota sossegadamente sentado, com os pés apoiados em pisos planos (pés apoiados à frente, protegidos atrás do escudo frontal). Alguns modelos são equipados com nichos (pequenos bagageiros que podem ser localizados embaixo do banco), para acomodar objetos, e alças nas quais se pode pendurar sacolas de pouco peso.

Práticas, rápidas e muito econômicas, são indicadas para trânsitos caóticos, mesmo que, tendo rodas pequenas, não possam oferecer tanta segurança, estabilidade e maleabilidade quanto às categorias de pneus maiores.

 

7- Sport 

Talvez o que mais chame a atenção em uma moto esportiva seja o design aerodinâmico de visual futurista e a mecânica de alto desempenho de motores que chegam a 1200 cilindradas. São desta categoria as motos que mais participam campeonatos de alta velocidade, como o Moto GP e o Super Bike.

O foco dessa categoria é a velocidade, e não o conforto. Com um perfil arrojado, possuem suspensões rígidas, guidão avançado e banco pouco aconchegante. Apresentam vários modelos com diferentes cilindradas: baixa, média ou alta.

Como o próprio nome já define, são indicadas para o esporte e pouco recomendadas para uso em centros urbanos, quer seja pelo tamanho avantajado ou pela posição de pilotagem “carenada” (quando o piloto fica com o corpo inclinado, com o peito posicionado muito próximo às carenagens), bastante desconfortável, inclusive alguns modelos sendo monolugares.

Uma subdivisão desta categoria é a Big Biker, que conta com motor de grande deslocamento (de até 1400 cilindradas) sendo, portanto, maiores e mais pesadas que as sport convencionais. A Panigale é a Ducati da categoria Sport.

A Panigale é a Ducati da categoria Sport.

 

8- Touring 

Conhecidas como “carros de duas rodas”, as touring têm uma grande capacidade de carga e tanque, além de contarem com motores superpotentes e grande torque. O conforto de pilotagem e as inúmeras possibilidades que essa categoria oferece favorecem viagens de longa distância, o que não desmente o nome, advindo da palavra “tour” – turismo ou passeio em inglês.

Imponentes e úteis, essas motos podem ser conhecidas também pelos nomes de Bagger (devido às bolsas laterais que permite adicionar), Dresser (devido à comodidade) ou Grã-Turismo (GT) – esta última, por motivos óbvios.

 

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