Dica de pilotagem Ducati: como fazer curvas com moto big trail na terra
Confira como fazer curvas com moto big trail na terra.
Quando falamos sobre curva em pilotagem off road, é importante destacar que trata-se de algo muito diferente de se fazer uma curva no asfalto. Mas você sabe qual é a diferença entre ambas?
Pensando nisso, abordamos neste artigo técnicas importantes sobre como fazer curvas com moto big trail na terra. Confira esta dica de pilotagem e curta o percurso off road com sua Ducati.
Curva em pilotagem off road X curva em pilotagem on road
Muito mais do que diferente, fazer curvas com moto big trail na terra é o oposto de fazê-las no asfalto.
Isso acontece porque no asfalto, o piloto tem grip, ou seja, o pneu adere ao asfalto e o piloto consegue deitar junto com a moto.
Já na terra, é preciso compensar a falta de grip com o corpo.
Artigos Relacionados
- Pilotagem off road: como garantir segurança e eficiência em aceleração e frenagem
- Por que a Multistrada 950 S é a Ducati ideal para suas aventuras
Como fazer curvas com moto big trail na terra
O segredo de como fazer curvas com moto big trail off road está no posicionamento correto do piloto, da cabeça aos pés. Leia também Dicas de posição e pilotagem de big trail: segurança e conforto off road.
Pilotar em pé
Ao ficar em pé, é possível distribuir melhor o peso sobre as pedaleiras. Supondo que o piloto queira fazer uma curva para a esquerda, ele deve jogar todo o seu peso na pedaleira do lado oposto, ou seja, o direito.
Olhar voltado à direção de destino
Dentre os detalhes de como fazer curvas com moto big trail, é importante lembrar que o piloto deve olhar para onde quer ir.
Dessa forma, se a intenção é fazer uma curva para a esquerda, deve manter o olhar para sua direção de destino. Leia também Direcionamento do olhar: entenda como isso pode interferir em sua pilotagem.
Posição do corpo
Outra dica importante de como fazer curvas off road é manter o cotovelo aberto, o joelho encostado no tanque, o quadril para fora e o peso todo na pedaleira de fora.
Com esse posicionamento, é possível inclinar a moto, mas como o corpo do piloto permanece reto, perpendicular ao solo, ele consegue compensar a falta de grip, justamente para a moto não escorregar.
O segredo está no contrapeso
O posicionamento correto para fazer uma curva na terra é com contrapeso.
Quanto mais o piloto conseguir jogar seu peso para fora da moto, mais conseguirá incliná-la, sem deixar que ela escorregue.
Conclusão: curva na terra é o oposto de curva no asfalto. Na terra, o corpo fica do lado de fora; no asfalto, o corpo fica do lado de dentro.
E você, ducatista, tem alguma outra dica ou técnica de como fazer curvas com moto big trail na terra que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário! Você poderá ajudar outros motociclistas.