Como funciona o Quickshifter de uma Ducati?
Os apaixonados pelo mundo das duas rodas sabem bem que as motocicletas mais modernas contam com tecnologias que as tornam cada vez mais ágeis e que aprimoram a pilotagem.
Uma dessas tecnologias é o quickshifter, que tem como finalidade agilizar as trocas de marcha.
Se você quer saber como funciona o quickshifter de uma Ducati, este artigo foi feito para você. Confira!
O que é quickshifter
Quickshifter significa “mudança rápida”.
Trata-se de um recurso que possibilita que o motociclista mude as marchas sem utilizar a embreagem e sem diminuir a aceleração, realizando a troca das marchas, seja para cima ou para baixo, sem trancos.
Troca de marcha convencional
Na troca de marcha convencional, para que a passagem de uma marcha para outra ocorra suavemente, é necessário que o sistema de embreagem desencaixe todas as suas peças móveis e tire a carga do virabrequim e pistão do sistema de câmbio.
E para isso é necessário apertar a embreagem, passar a marcha, soltar a embreagem e acelerar novamente.
Entretanto, todo esse processo leva um tempo que pode ser considerável, principalmente em uma competição, por exemplo. O quickshifter economiza esse tempo de passagem de marcha.
Artigos Relacionados
- O que é painel TFT e como ele funciona em uma Ducati
- Controle de tração: como o dispositivo reforça a segurança de sua Ducati
Como o quickshifter funciona
Quando o sensor identifica o momento da mudança de marcha, a CPU processa os dados de tempo e de pressão no seletor e, imediatamente, a ignição é cortada.
Essa ação diminui a carga na transmissão e possibilita que a marcha deslize e engate no lugar adequado.
Vale destacar que todo esse processo é realizado em milissegundos.
Vantagens do quickshifter
Além da realização da troca de marchas sem precisar da embreagem e nem mesmo desacelerar a moto, o quickshifter apresenta outras vantagens:
- O dispositivo aprimora a troca de marcha tornando-a mais rápida e eficiente que o normal. Esse é um ponto importante, principalmente quando se trata de uma competição.
- Como a perda de giros no motor diminui em relação ao sistema habitual, o desempenho da moto, de um modo geral, é maior.
- Seja para transitar em perímetro urbano ou para viagens longas, torna a pilotagem mais suave e menos cansativa.
Ducati Quick Shift
O quickshifter da Ducati, denominado Ducati Quick Shift, é um sistema com função up/down de derivação esportiva.
Seu objetivo é tornar a condução da macchina ainda mais emocionante e intensificar a rapidez de aceleração da moto.
Ele permite a mudança de marcha para cima e para baixo sem usar a embreagem e sem reduzir o acelerador, fator que aumenta a velocidade de aceleração e desaceleração.
Trata-se de um acessório perfeito para o ducatista mais exigente que, além de buscar a adrenalina a cada curva, não abre mão do máximo desempenho.
Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre como funciona o quickshifter de uma Ducati? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!
Tenho uma Ducati Streetfighter V4S, tenho utilizado muito quickshifter, mas estou em dúvida quanto sua utilização, porque algumas vezes, principalmente na troca das marchas para reduzir a velocidade, isto é diminuindo as marchas, escuto uns estralo, parece que o sistema de transmissão foi forçado na troca, tenho medo de estar danificando alguma peça da moto. Pergunto; Isso é normal em algumas trocas de marcha? É problema de como estou pilotando? Como posso corrigir essa situação?