Ducati inicia a produção da nova Multistrada V4

Para a Ducati, 2020 pode ser marcado como o ano das inovações tecnológicas. A Multistrada V4 já teve sua produção iniciada e tem chegada ao mercado programada para 04 de novembro, prometendo revolucionar conceitos.

 

Primeira do mundo com radar

Além da beleza costumeira, uma das grandes novidades que tornam esse modelo peculiar é ser a primeira motocicleta no mundo a contar com radares frontais e traseiros, que auxiliam muito no quesito segurança e controle de tráfego.

Posicionados de forma discreta e estratégica, esses novos itens  possibilitam alertar o piloto sobre objetos circundantes no ambiente, identificando proximidade de outros veículos ou obstáculos em pontos cegos, por exemplo. Ao detectá-los, ele envia alertas de assistência ao condutor.

Cada um dos radares da Multistrada V4 possui dimensões de 70 x 60 x 28 mm e pesa 190 gramas. Por suas características compactas, se adapta e integra totalmente à moto.

 

Radar dianteiro

O radar dianteiro controla automaticamente a distância em relação a outros veículos, ajustando a velocidade entre 30 e 160 km/h pelo ACC – Adaptive Cruise Control – um sistema de frenagem e aceleração que regula a velocidade e que pode ser selecionado em quatro níveis.

 

Radar traseiro

Já o radar traseiro conta com o sistema BSD – Blind Spot Detection – que possibilita detectar e reportar ao piloto a presença de veículos em áreas que ele não visualiza diretamente, nem mesmo com ajuda dos retrovisores. Além disso, por estar posicionado logo abaixo da lanterna traseira, consegue identificar com precisão e enviar alertas em caso de aproximação de veículos em alta velocidade.

Vale destacar que todos os sistemas da Multistrada V4 são inteligentes e adaptativos, mas não possuem configurações de piloto-automático e devem, portanto, ser verificados e ajustados pelo piloto sempre que necessário. Derivados de automóveis, esses sistemas foram estudados e adaptados às motocicletas, com o intuito de proporcionar uma experiência completamente diferenciada de conforto e segurança, na qual o piloto consiga manter o controle da moto em qualquer tipo de estrada que escolha, e em qualquer situação por que passe em seu trajeto.

 

Artigos Relacionados

 

Motor V4

Em sua quarta geração, além dos vários sistemas inteligentes, a Multistrada V4 é equipada com um novo motor de 4 cilindros em V, capaz de atingir até 170cv de potência.

Ao contrário do que muitos especulavam sobre um modelo com motor adaptado, a nova motocicleta trouxe um motor igualmente novo, e com um intervalo muito maior de manutenção, pois seus comandos desmodrômicos só demandam ajustes a cada impressionantes 60 mil km rodados.

O novo V4 apresenta ainda várias vantagens em relação ao antecessor V2: além de leve e compacto, possui altíssimo desempenho e torque robusto – 1160cc, com torque máximo de 125 Nm (12,7 Kgm) a 8.750 rpm – em um layout inspirado, de modo geral, no Desmosedici Stradale.

Essa versão campeã em tecnologia que, além de ágil e compacta, possui um funcionamento suave, não deixa a desejar quanto à versatilidade, numa apresentação capaz de agradar a todos os perfis, desde o estradeiro mais aventureiro até o esportista mais radical.

 

Quer saber mais sobre a Multistrada V4 ou ficou com alguma dúvida sobre essa grande novidade? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco pelo site. Estamos prontos para ajudar!

Assine nossa newsletter

5 1 voto
Classificação do artigo
Compartilhar: