Mundial de Superbike 2021: Ducati é protagonista e referência para os concorrentes
Teve início em maio a temporada 2021 do Mundial de Superbike WorldSBK, que faz parte do mesmo grupo do MotoGP, e promete ser uma das mais disputadas da história da categoria.
A Ducati está presente no Mundial de Superbike desde seu início, em 1988, sempre como protagonista e referência para os concorrentes. Buscando crescer de forma constante, além de manter o piloto Scott Redding, a Ducati está apostando também no jovem italiano Michael Rinaldi que, competindo por uma equipe pequena, teve uma vitória e mais dois pódios na temporada passada.
Parceiros técnicos no Mundial de Superbike 2021
Com os percalços enfrentados, devido à pandemia, em 2020, tanto a Aruba Racing quanto a Lenovo, parceiras técnicas da Ducati, trabalharam pesado para organizar e melhorar tanto a comunicação quanto a colaboração técnica estratégica da equipe de Borgo Panigale, tornando todos um time mais coeso e competitivo para o Mundial de Superbike 2021. Confira a Equipe Completa Ducati Aruba.it Racing.
Panigale V4 R
A Panigale V4 R é a macchina projetada pela Ducati para o Mundial de Superbike e a mais semelhante a uma motocicleta de corrida que qualquer ducatista pode adquirir.
Ela representa a filosofia da marca de correr não apenas pela paixão, mas também para desenvolver tecnologia e disponibilizá-la aos fãs.
Em resumo, trata-se de uma versão da Panigale V4 S especialmente preparada para corrida.
Artigos Relacionados
- Ficha Técnica da Ducati Panigale V4 S
- Plano de Manutenção Programada Ducati: como sua moto é cuidada ao chegar a uma oficina Ducati Service
Diferenciais da Panigale V4 R em relação à V4 S
A Panigale V4 R, moto do Mundial de Superbike 2021 também pode ser usada nas ruas, basta acrescentar placa e faróis.
Chassi
Ambas possuem o mesmo chassi.
Suspensão
Diferentemente da V4S, que possui suspensão eletrônica e pode ser configurada pelo painel por um usuário comum, a suspensão da V4 R é de ajuste fino, própria para pistas de corrida.
Eletrônica
A V4 R possui mais possibilidades em relação ao remapeamento de sua eletrônica e injeção, justamente por ser uma moto que exige mais potência.
Desta forma, conta com mais opções de equalização, de alimentação, e do que os especialistas chamam de remapeamento da moto.
Embreagem
Ao contrário da V4 S, que é banhada a óleo, a embreagem da V4 R é seca e mais sensível, por isso responde e entrega mais à moto, patinando menos.
Peso
Como tem o tanque produzido em alumínio, é um pouco mais leve do que a V4 S. São 168 kg, com água e óleo.
Escapamento
Já vem com escapamento full, próprio para corrida.
Cilindradas
O regulamento do Superbike exige que as motos tenham até 1000 cilindradas. Ambos os modelos têm o motor V4, entretanto o da V4 S é de 1300 cilindradas, enquanto o da V4 R segue os padrões Superbike, com 1000 cilindradas.
Para acompanhar o desempenho dessa macchina, fique por dentro do Calendário Superbike 2021.
A equipe Ducati está preparada e comprometida em fazer o seu melhor e alcançar ainda mais, vivendo ao máximo essa paixão. E nós, estamos aqui na torcida, para comemorar os melhores momentos. Forza Ducati!