O que é painel TFT e como ele funciona em uma Ducati
Você sabe como funciona o painel TFT em uma Ducati?
Que a tecnologia está cada vez mais avançada e expandindo vários horizontes, não é novidade para ninguém.
Na alta cilindrada não é diferente. Ela está cada vez mais presente, o que possibilitou grande revolução no comando das informações da moto.
Há um tempo não tão distante, a moda era ter grandes painéis, cheios de ponteiros. Hoje, esses instrumentos analógicos dão vez ao painel TFT, que oferece vantagens que talvez nunca tenham sido antes imaginadas e integram a tecnologia de diversos modelos Ducati.
Por isso, elencamos uma série de informações para que seja possível entender o que é e como funciona o painel TFT em uma Ducati. Confira!
O que é Painel TFT
TFT significa Thin-Film Transistor, ou, traduzido para português, Transistor de Filme Fino. Trata-se de uma versão avançada do display de LCD (cristal líquido).
Os TFTs são uma espécie de tela de LCD de matriz ativa, ou seja, que podem reter simultaneamente certos pixels em uma tela, e também enviar outros pixels, utilizando menos energia.
São formados por transistores e capacitores que trabalham para manter o máximo de energia possível, conservando-se em operação e oferecendo excelentes resultados no que diz respeito a resolução e cores.
Além disso, essas telas também asseguram uma vida útil maior, comparada à LCD padrão, o que certamente é uma enorme vantagem e oferece tranquilidade de saber que seu painel terá uma durabilidade prolongada.
Artigos Relacionados
- Sistema desmodrômico: entenda o diferencial de um motor Ducati
- Como escolher o escapamento esportivo para sua Ducati
Vantagens do painel TFT
Brilho adaptativo
O painel TFT conta com o brilho adaptativo das telas, garantindo uma leitura facilitada das informações.
Personalização de layout
Em alguns dos modelos, é possível personalizar a aparência com diferentes layouts para deixar conforme a preferência do condutor.
Economia de energia
Para a moto, a maior vantagem do painel TFT a se destacar é o consumo reduzido de energia.
Alta precisão nas informações
Além de permitir ajustes, trabalhando em conjunto com os equipamentos eletrônicos da motocicleta, fornece alta precisão nas informações por meio do computador de bordo.
Pareamento com smartphone
Dentre as vantagens, está também a possibilidade de pareamento com smartphones, o que permite atender chamadas, usar GPS e ouvir músicas.
Atributo de motos premium
O painel TFT é mais caro se comparado às telas em cristal líquido (LCD), por este motivo, ainda está em processo de popularização. Até mesmo na alta cilindrada seu uso é mais comum em marcas focadas nos produtos premium.
Nas motos Ducati, os painéis são vistos desde a Multistrada 950 até as poderosas Panigale V4 S ou Streetfighter V4.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre como funciona o painel TFT em uma Ducati? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!