Pilotagem off road: como garantir segurança e eficiência em aceleração e frenagem
A diferença entre a pilotagem on road e off road está no terreno. No asfalto, o piloto tem muito grip, pois o pneu gruda no solo, o que nos permite acelerar e frear bruscamente.
Entretanto, na terra é diferente. Devido à falta do grip, a moto escorrega muito mais, fato que influencia na pilotagem off road, principalmente na aceleração e na frenagem.
Pensando nisso, abordamos neste artigo técnicas importantes relacionadas a esses dois conceitos, para garantir a segurança e a eficiência na pilotagem de sua Ducati. Confira!
Artigos Relacionados
- Dicas de posição e pilotagem de big trail: segurança e conforto off road
- Direcionamento do olhar ao pilotar moto: como isso pode interferir na pilotagem
Técnica de pilotagem off road na aceleração
Na terra, é imprescindível que a aceleração seja progressiva e suave.
Seja com o piloto sentado ou em pé em sua moto, durante a aceleração ele deve, naturalmente, deslocar seu corpo para frente.
Se estiver sentado, pode apenas inclinar um pouco o corpo para frente. Se estiver em pé, na chamada posição de ataque, ele deve se deslocar para frente, sempre mantendo a aceleração constante ou progressiva, nunca brusca.
Frenagem
O mesmo vale para a frenagem. O essencial é sempre tentar fazer uma frenagem controlada e progressiva.
Uma dica importante para realizar uma frenagem eficiente é se posicionar para trás,jogando o corpo em direção à traseira da motocicleta.
Se o piloto estiver sentado, pode se levantar e jogar o corpo para trás, praticamente esticar seus braços e, até mesmo, sentar-se no banco traseiro.
Ao realizar essa ação, será possível perceber a diferença na pilotagem e como isso torna a frenagem muito mais eficiente e segura.
E você, ducatista, tem alguma outra dica ou técnica de pilotagem off road que garanta segurança e eficiência na aceleração e frenagem? Compartilhe com a gente deixando seu comentário! Você poderá ajudar outros motociclistas.