Dicas de posição e pilotagem de big trail: segurança e conforto off road
Confira dicas de posição e pilotagem de big trail para ter mais segurança e conforto off road.
Você sabia que sua posição em cima de uma moto pode influenciar sua segurança e seu conforto durante a pilotagem off road?
Pensando nisso, abordamos neste artigo técnicas importantes e muito úteis sobre posição e pilotagem de big trail na terra, para que você possa aproveitar ao máximo o percurso com sua Ducati. Confira!
Posição e pilotagem de big trail: ombros e braços relaxados
A primeira dica para uma pilotagem segura e prazerosa é ficar calmo e relaxado, pois a tensão, que é muito comum nessas situações, pode prejudicar e cansar desnecessariamente.
Dessa forma, o ideal é manter a atenção nos ombros e braços para que estejam sempre relaxados, com cotovelos levemente flexionados e virados para cima.
Posição das pernas: pressionando levemente o quadro e semiflexionadas
Outra dica fundamental na pilotagem off road é manter as pernas pressionando levemente o quadro, para que o piloto e sua Ducati sejam “uma coisa só”.
Essa posição faz com que se tenha firmeza na condução e alivia a tensão dos braços, que ficam mais relaxados para virar o guidão, usar os comandos e acelerar a motocicleta.
Importante: sempre mantenha seus pés na ponta da pedaleira, assim você terá mais facilidade e agilidade na pilotagem.
Artigos Relacionados
Pilotar sentado ou em pé?
Também é fundamental saber em que situações o ducatista deve pilotar sua moto em pé e quando pilotar sentado.
Pilotar sentado
Se o terreno é fácil, plano ou de terra batida e o piloto estiver em baixa velocidade, não há necessidade de pilotar em pé. Você pode ficar sentado, poupar energia e curtir mais o passeio.
Pilotar em pé
Quando o terreno for mais complicado, com pedras, areia e desníveis, o recomendado é pilotar a moto em pé.
Em casos assim, ao ficar em pé, o piloto aumenta seu campo de visão, consegue enxergar melhor os obstáculos e, por consequência, pode se preparar melhor para eles.
Além disso, pilotar em pé possibilita que o ducatista flexione tanto seus braços como suas pernas, fazendo com que o corpo funcione como uma segunda suspensão e, dessa maneira, não sofre tanto com os impactos, acompanha o terreno e supera suas obstruções mais facilmente.
E você, ducatista, tem alguma outra dica ou técnica de posição e pilotagem de big trail, que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário! Você poderá ajudar outros motociclistas.