Sistema desmodrômico: entenda o diferencial de um motor Ducati
Você sabe como funciona o sistema desmodrômico, diferencial de um motor Ducati?
Todo apaixonado por motocicletas busca conhecer como funcionam os comandos e para que serve cada parte da moto, para poder carregar um título como este.
Entretanto, nem todos sabem como atua o sistema desmodrômico, marca registrada de uma Ducati.
Se você quer entender melhor um dos grandes diferenciais do motor Ducati, este artigo é para você!
Sistemas de válvulas
As válvulas dos motores das motocicletas são muitas vezes comparadas aos sistemas de circulação do corpo humano.
Da mesma forma que o coração humano possui válvulas pelas quais passa o sangue, as válvulas do motor visam garantir a condução da mistura de combustível e ar até os cilindros.
A única diferença nessa comparação é que, nas motocicletas, é possível haver três tipos de comandos para essas válvulas. Esses comandos são intitulados como direto, indireto e desmodrômico.
Sistema direto
O contato é feito no tucho e faz a abertura da válvula. Geralmente é o tipo de sistema mais usado pelos fabricantes de motocicletas, e é adotado desde em motos pequenas até em superesportivas.
Nestas últimas, o dispositivo conta inclusive com uma variação no tempo de abertura das válvulas, o que se dá graças à ação da força centrífuga, que possibilita alterar o centro de massa dos ressaltos desse comando.
Sistema indireto
Como o próprio nome diz, no comando indireto, há outro componente no contato entre comando e válvula, que pode ter um balancim ou uma vareta, ou mesmo ser roletado.
Um ponto de atenção quanto a esse sistema é que o número de peças móveis é maior e, portanto, o torna mais sensível e vulnerável a quebras, o que confere uma maior recomendação de uso nos motores cujas rotações são mais baixas.
Sistema desmodrômico
Esse tipo de sistema utiliza dois mecanismos, um para abertura e outro para fechamento das válvulas, garantindo assim uma maior precisão e controle.
Isso resulta em mais eficiência e potência do motor (o que é fundamental para motocicletas de alta performance), além de prezar pela redução do número de peças móveis, o que garante um risco menor de ocorrências de quebra.
Artigos Relacionados
- Como escolher o escapamento esportivo para sua Ducati
- 5 apps para viajar de moto e curtir sua Ducati
Sistema desmodrômico: sem molas de retorno
Dentre os diferenciais do sistema desmodrômico, um detalhe importante é que os sistemas de comando direto e indireto usam molas de retorno cuja função é levar a válvula de volta à posição original.
O problema é que essas molas podem ceder com o tempo, pelo excesso de trabalho, o que acaba por impedir que façam o fechamento completo das válvulas. Com isso, a queima da mistura de ar e combustível se torna menos eficiente e pode ocasionar a formação de depósitos no bloco do motor.
Já no sistema desmodrômico, o movimento se dá pelo próprio ressalto da árvore de comando, da mesma maneira que na abertura das válvulas.
Vantagens e desvantagens do sistema desmodrômico
Comparado aos sistemas direto e indireto, o sistema desmodrômico conta com a vantagem de conseguir fazer com que não haja a flutuação das válvulas.
A flutuação das válvulas acontece quando, devido à falta de pressão das molas de válvulas, junto com o movimento de abertura e fechamento constante das válvulas, há impedimento da vedação completa do sistema.
Esse é um fato que pode ocorrer no caso de giros mais elevados, nos quais as molas não suportam a frequência necessária à rotação que o motor exige.
Em contrapartida, por conta do contato mais direto, o sistema desmodrômico pode gerar um maior desgaste de peças e, consequentemente, uma demanda de ajustes com uma frequência um pouco maior em relação aos demais.
Um diferencial da Ducati
A palavra “desmodrômico” vem do grego e é a junção de “desmos” (controlado, ligados) e “dromos” (caminho, curso, trilha).
O sistema foi utilizado em motores de competições em meados dos anos 50 e eternizado pela Ducati, que o utiliza até hoje.
Foi aprimorado por Fabio Taglioni, engenheiro da companhia, que patenteou as melhorias feitas na época. A partir disso, a Ducati continuou a investir e aperfeiçoar a tecnologia dos motores de suas motos esportivas, estabelecendo-se como uma líder no setor e conquistando uma legião de apaixonados.
O sistema desmodrômico é uma das principais características que tornam os protótipos da Ducati os mais rápidos da classe de corrida no motociclismo.
Além disso, sua alta rotação atinge o valor técnico máximo, superando níveis de sofisticação, resistência e leveza nunca antes vistos.
O sistema desmodrômico tornou-se uma vantagem competitiva para a Ducati, permitindo à companhia produzir motocicletas com desempenho superior e maior eficiência, além de oferecer ao ducatista uma experiência de condução única e inesquecível.
Por isso, o sistema desmodrômico acabou se tornando sinônimo da Ducati.
Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre o sistema desmodrômico? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!
Como funciona a ordem de ignição Twin Pulse da PANIGALE V4S?
Olá, Érlison.
Esse sistema que a Ducati deu o nome de Twin Pulse é por conta das explosões nos cilindros serem quase simultâneas, com pontos de ignição nos 0°, 90°, 290°, e 380° , sendo os 2 primeiros nos cilindros esquerdos e depois nos direitos.
O motor ducati é uma obra de arte! Que potência!
Ouvi dizer que o sistema desmodrônico precisa de manutenção a cada 30 mil km, ao custo de 5.800 reais. Isso procede?