Sistema desmodrômico: entenda o diferencial de um motor Ducati

Você sabe como funciona o sistema desmodrômico, diferencial de um motor Ducati?

Todo apaixonado por motocicletas busca conhecer como funcionam os comandos e para que serve cada parte da moto, para poder carregar um título como este.

Entretanto, nem todos sabem como atua o sistema desmodrômico, marca registrada de uma Ducati.

Se você quer entender melhor um dos grandes diferenciais do motor Ducati, este artigo é para você! 

 

Sistemas de válvulas

As válvulas dos motores das motocicletas são muitas vezes comparadas aos sistemas de circulação do corpo humano.

Da mesma forma que o coração humano possui válvulas pelas quais passa o sangue, as válvulas do motor visam garantir a condução da mistura de combustível e ar até os cilindros.

A única diferença nessa comparação é que, nas motocicletas, é possível haver três tipos de comandos para essas válvulas. Esses comandos são intitulados como direto, indireto e desmodrômico.

 

Sistema direto

O contato é feito no tucho e faz a abertura da válvula. Geralmente é o tipo de sistema mais usado pelos fabricantes de motocicletas, e é adotado desde em motos pequenas até em superesportivas.

Nestas últimas, o dispositivo conta inclusive com uma variação no tempo de abertura das válvulas, o que se dá graças à ação da força centrífuga, que possibilita alterar o centro de massa dos ressaltos desse comando.

 

Sistema indireto

Como o próprio nome diz, no comando indireto, há outro componente no contato entre comando e válvula, que pode ter um balancim ou uma vareta, ou mesmo ser roletado.

Um ponto de atenção quanto a esse sistema é que o número de peças móveis é maior e, portanto, o torna mais sensível e vulnerável a quebras, o que confere uma maior recomendação de uso nos motores cujas rotações são mais baixas.

 

Sistema desmodrômico

Esse tipo de sistema utiliza dois mecanismos, um para abertura e outro para fechamento das válvulas, garantindo assim uma maior precisão e controle.

Isso resulta em mais eficiência e potência do motor (o que é fundamental para motocicletas de alta performance), além de prezar pela redução do número de peças móveis, o que garante um risco menor de ocorrências de quebra.

 

Artigos Relacionados

 

Sistema desmodrômico: sem molas de retorno

Dentre os diferenciais do sistema desmodrômico, um detalhe importante é que os sistemas de comando direto e indireto usam molas de retorno cuja função é levar a válvula de volta à posição original.

O problema é que essas molas podem ceder com o tempo, pelo excesso de trabalho, o que acaba por impedir que façam o fechamento completo das válvulas. Com isso, a queima da mistura de ar e combustível se torna menos eficiente e pode ocasionar a formação de depósitos no bloco do motor.

Já no sistema desmodrômico, o movimento se dá pelo próprio ressalto da árvore de comando, da mesma maneira que na abertura das válvulas.

 

Vantagens e desvantagens do sistema desmodrômico

Comparado aos sistemas direto e indireto, o sistema desmodrômico conta com a vantagem de conseguir fazer com que não haja a flutuação das válvulas.

A flutuação das válvulas acontece quando, devido à falta de pressão das molas de válvulas, junto com o movimento de abertura e fechamento constante das válvulas, há impedimento da vedação completa do sistema.

Esse é um fato que pode ocorrer no caso de giros mais elevados, nos quais as molas não suportam a frequência necessária à rotação que o motor exige.

Em contrapartida, por conta do contato mais direto, o sistema desmodrômico pode gerar um maior desgaste de peças e, consequentemente, uma demanda de ajustes com uma frequência um pouco maior em relação aos demais.

 

Um diferencial da Ducati

Diferencial Ducati - Sistema desmodrômico: entenda o diferencial de um motor Ducati

 

A palavra “desmodrômico” vem do grego e é a junção de “desmos” (controlado, ligados) e “dromos” (caminho, curso, trilha).

O sistema foi utilizado em motores de competições em meados dos anos 50 e eternizado pela Ducati,  que o utiliza até hoje.

Foi aprimorado por Fabio Taglioni, engenheiro da companhia, que patenteou as melhorias feitas na época. A partir disso, a Ducati continuou a investir e aperfeiçoar a tecnologia dos motores de suas motos esportivas, estabelecendo-se como uma líder no setor e conquistando uma legião de apaixonados. 

O sistema desmodrômico é uma das principais  características que tornam os protótipos da Ducati os mais rápidos da classe de corrida no motociclismo.

Além disso, sua alta rotação atinge o valor técnico máximo, superando níveis de sofisticação, resistência e leveza nunca antes vistos.

O sistema desmodrômico tornou-se uma vantagem competitiva para a Ducati, permitindo à companhia produzir motocicletas com desempenho superior e maior eficiência, além de oferecer ao ducatista uma experiência de condução única e inesquecível.

Por isso, o sistema desmodrômico acabou se tornando sinônimo da Ducati.

Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre o sistema desmodrômico? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

Assine nossa newsletter

4 3 votos
Classificação do artigo
Compartilhar: